quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Ecoetrix Parquescola o sonho se concretizando aos poucos.

As obras de bioconstrução  no Ecoetrix Parquescola tomam formas, e fazem o espaço ficar cada dia mais encantador, transforma a paisagem.
Agora em novembro de 2015 a Geodésica está em fase de acabamento,  um espaço aconchegante ficando pronto para mais ações  culturais e educacionais.
Muitas plantas com as ações de agroecologia  também  contribuem  para o paisagismo local.
Ainda tem muito o que  fazer , mas as  ações educativas  estão sempre  acontecendo no espaço,pois as sementes lançadas frutificam , multiplicam e transformam!!!




                                      




sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Resgate Cultural-Brinquedos



Ecoetrix Parquescola agradece, de coração, a todos que acreditaram e participaram do nosso Resgate Cultural de ‪#‎Brinquedos‬, realizado neste último sábado no parque. "Inaugurando" nossa linda ‪#‎Geodésica‬ (que ainda não está finalizada) com muita alegria, diversão e união!

Agradecemos também ao Hiure Queiroz e a Marcela Guerra, do Sítio do Astronauta, que foram os ministrantes da oficina.




















Oficina de Agroecologia na ONG Circo Criação de Criança

Na última quinta-feira (05) o Ecoetrix Parquescola realizou mais uma‪#‎Oficina‬ de ‪#‎Agroecologia‬, na Ong Circo Criação De Criança - 20 Anos. A atividade foco foi o desenvolvimento do processo de captura, multiplicação e uso dos ‪#‎MicroorganismosEficientes‬ ( sigla em inglês - E.M.).
"Neste encontro realizamos a segunda prática de captura, utilizando bambu cortado na lateral para ser recipiente do arroz, material de atração e alimento dos micro-organismos. O arroz deve ser cozido sem nenhum tempero, apenas água e da melhor qualidade possível. Caso só tenha água tratada recomenda-se deixa-la de repouso e destampada por cerca de 24 horas, para evaporar o cloro. O recipiente é envolto por um material em forma de rede, no caso juta (também pode ser sombrite), para evitar que animais e insetos da floresta venham a mexer" - Explica o instrutor Filipe Oliveira Maciel.
Dica: O recipiente, pode ser pendurado em uma árvore ou mesmo enterrado. Já o ambiente para se realizar o processo de captura é indicado o mais selvagem e natural pois quanto mais equilibrado, maior a diversidade microbiológica do ecossistema e assim maior pluralidade de cores no arroz.
Participe de nossas Oficinas e ajude a multiplicar o conhecimento!






quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Resgate de Cultura -Brinquedos










Ecoetrix Parquescola convida a todos para participar do Resgate Cultural de Brinquedos! Tragam suas crianças para serem artesãs neste encontro, aprenderem a construir seu brinquedo e inserir tecnologia nele.

Serão construídos dois tipos de brinquedos:
- Livro de feltro com led
- Boneca que fala

Há 10 vagas para participantes, sendo que cada vaga é referente a uma criança de até nove anos, acompanhada dos pais ou responsáveis.

Iremos aproveitar todo este dia juntos e realizaremos um almoço coletivo. Portanto convidamos os interessados em participar para trazer algum prato para partilharmos.

Hiure Queiroz e Marcela Guerra do Sítio do Astronauta serão os ministrantes da oficina.

Conheça mais dos trabalhos realizados em:
www.facebook.com/sitiodoastronauta

Inscrições e informações:
ecoetrix@hotmail.com / (35)91166187



terça-feira, 27 de outubro de 2015

Bambootrix-Vivencia de construção com bambu


Vivência em construção com bambu utilizando técnicas tradicionais da Indonésia.

O bambu é a planta das mil possibilidades, esta planta sagrada é utilizada para construir estruturas e mobiliários em diversas regiões do mundo. É tratada com muito carinho por seus artesãos e transformada em casas belas e harmoniosas.
O povo indonésio utiliza o bambu para tudo na construção, desde os andaimes até o acabamento. A união de pequenos detalhes em métodos construtivos nos trás contornos modernos e arrojados, ao mesmo tempo que são delicados e harmônicos.
É com grande satisfação que o Ecoetrix Parquescola convida para uma vivência em construção com bambu utilizando técnicas tradicionais da indonésia para finalizar o banheiro seco, com detalhes de acabamentos inéditos no Brasil.

19NOV:
Chegada a tarde.

20NOV:
Reconhecimento do parquescola e visita ao banheiro seco, onde será realizada a obra.
Apresentação das tarefas a serem realizadas no local, tipos de acabamentos e técnicas que iremos utilizar.
Eleição dos líderes (facilitadores) das frentes de trabalho.
Palestra sobre o Bambu, a noite.

21NOV:
Dia inteiro de obras.
Palestra sobre casas, construções e mobiliários da Indonésia, a noite.

22NOV:
Obra até as 14 horas.
Despedida.

INFORMAÇÕES
Professores: Helio Athayde e Tales Botter
Valor do investimento: R$400,00 (1º lote) e R$450,00 (2º lote)
Alimentação: Lactovegetariana
Hospedagem: Campping (chuveiro com água quente)


PUBLICAÇÕES

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

PRIMEIRO ENCONTRO OFICINA AGROECOLOGIA ECOETRIX – ESCOLA E. JOSÉ CRISTINO ALVES


O primeiro encontro da Oficina de Agroecologia realizado pelo Ecoetrix Parquescola na Escola Estadual José Cristiano Alves aconteceu neste dia 10 de setembro com muita agitação e alegria. As crianças, no geral, bastante falantes e participativas demonstraram interesse no aprendizado sobre agroecologia. Tiveram sua primeira aula de física com o educador Filipe  de Oliveira Maciel com objetivo de compreender sobre átomos, vibração e energia para que entendam, cientificamente,  que as plantas tem sim emoções, que nada está parado e que o universo está em constante movimento e vibração;  para despertar desta forma um contato não superficial, mas com respeito com as atividades desenvolvidas e com os vegetais, que são vivos, que possuem suas próprias peculiaridades.
A primeira atividade realizada foi o desenho individual da horta de seus sonhos, pois  o projeto da horta é uma ação desenvolvida em conjunto com os alunos, valorizando as visões e imaginações de cada um. A atividade foi proposta e não imposta, portanto quem sentiu a vontade de desenhar o fez.
A educação Orgânica, que tem como uma de suas bases, a liberdade de aprendizado e ensino, respeita a vontade interna do aprendiz, para que se estabeleça uma relação saudável, respeitosa e prazerosa com o objeto de estudo. A possibilidade de colocar um pouco de si no tema do aprendizado contribui para que os alunos sintam-se inseridos e empoderados, o que permite fluir a criatividade e a imaginação.
Esta nova proposta despertou a curiosidade de muitos aprendizes, pois estavam acostumados a um modelo pré-determinado de hortas com canteiros retangulares, espécies de plantas separadas, e com a liberdade proposta pelo educador, tiveram a oportunidade de visualizar outras formas de plantio, com curvas, diversidade de plantas.

O Encontro fez surgir muitas perguntas, que conduziram a atuação do educador, que, por sua vez, escolheu priorizar os interesses, produzindo um ensinamento desejado, cheio de vida. As trocas de informações aconteceram de forma descontraída e envolvente, gerando um desejo de aproveitar ainda mais o próximo encontro. 




sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Ecoetrix Parquescola participa do CONANE 2015



Aconteceu o CONANE 2015 -a segunda Coferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação,
em Heliópolis no CEU em São Paulo.

Muito educadores de todo o Brasil participaram para buscar inovações, ações que transformem a educação do modelo atual
ampliando e fomentando uma nova Educação no Brasil.

Muitos dos educadores presentes tiveram a oportunidade de expor as ideias e projetos, compartilhando e fazendo uma soma 
para que possa acontecer mudanças positivas na educação.

Havia um espaço ,com um varal onde foram colocadas frases e textos sobre a educação e as mudanças que podem e devem ser feitas. 

O Ecoetrix Parquescola esteve presente, Max Továr participou, apresentou propostas educacionais que já vem sendo colocadas em prática
na formação com educadores em São Tomé das Letras para Escola Orgânica.

A bagagem de conhecimento colhida nesse evento proporciona maior certeza de que o caminho é de mudanças, é de transformação.

Nosso amigo professor e Educador José Pacheco nos deu todo apoio nesse evento e vem nos orientando há tempos nessa missão
transformadora da educação ,visando uma maior interação entre as crianças e os educadores dentro de uma escola. Onde as crianças possam mostrar o seus talentos e desenvolvê-los plenamente.

O CONANE 2015 foi mais um passo marcando esse caminho para uma nova EDUCAÇÃO.