domingo, 29 de julho de 2012

PARQUESCOLA URBANO - DIA DA AÇÃO DE GRAÇA - SUCESSO ABSOLUTO!

Nosso dia da Ação de Graça foi um sucesso absoluto!

Nossas oficinas foram "deliciosas", super divertidas  e muito bem organizadas. Os participantes ficaram muito satisfeitos, se mostraram muito participativos e interessados. Muitos tiveram a oportunidade de passar por várias oficinas, aproveitando ao máximo e aprendendo com os conhecimentos variados que foram transmitidos. 

Iniciamos nosso dia com a Oficina de História da Arte com Cassiano Maçaneiro, às 8 horas da manhã.  Neste encontro rolou um bate-papo muito interessante sobre o assunto. O facilitador explicou sobre a origem da arte, sua definição, suas formas e evolução, e também sobre a diferença entre Arte e artesanato.


Já, às 9 horas demos início à Oficina de Biotinta com Rosi, cuja proposta era aprender a produzir sua própria tinta, que é biodegradável, atóxica e feita com materiais acessíveis. Primeiramente, a facilitadora explicou aos participantes o que é a permacultura, como devemos inseri-la no nosso dia-a-dia e quais sãos os seus princípios e nos falou um pouco de suas experiências permaculturais.  Todos se apresentaram e falaram um pouco sobre suas expectativas com relação à oficina e passamos para a parte prática. Rosi ensinou dois tipos de tinta ecológica, a primeira, feita com a baba de cactus (fixador), água (solvente) e urucum (corante), e a segunda foi feita com grude de polvilho(fixador), água (solvente) e argila (corante) e um pouco de cal virgem. Todos ficaram admirados com o resultado e puderam experimentar a mistura na parede. Foi muito proveitoso e muitos relataram que vão repetir a experiência fazendo suas próprias tintas em casa. 


Logo em seguida, começamos a Oficina de Manutenção de Instrumentos Musicais, cujo facilitador foi Magno Braz, que nos explicou detalhes sobre a forma como o instrumento é montado, suas características e diferenciações sonoras, troca de cordas, calibre das cordas, estilos versus calibre, cuidados e limpeza dos instrumentos, produtos que podem ser utilizados, armazenamento e mitos. Foi super interessante, e cheio de novidades e aprendizados muito úteis para o bom manejo e conservação do instrumento musical.













Demos uma pausa para o almoço e voltamos com força total na Oficina Itinerante de Percussão TOMBATUKE com Claudio Reis, que levou também dois auxiliares. Todos super especiais e talentosos, que mostraram muita alegria e paixão pelo que fazem. Claudio nos explicou sobre as origens de 

alguns instrumentos de percussão, nos falou sobre o feitio do tambor suas utilidades, nos mostrou ritmos específicos de algumas regiões como o maracatu, congada, congo quebrado, entre outros, e ainda nos ensinou a tocar todos os instrumentos e, por incrível que pareça, entre tantos sons diferentes, conseguimos fazer um som bastante harmônico e bem ritmado. Claudio nos mostrou sua criatividade e habilidade musical através da apresentação de instrumentos construídos por ele com sucata, materiais recicláveis e alternativos, como vasilhas de  alumínio, latas, tampinhas e pets. A oficina foi super animada.




Em seguida, com 17 participantes, às 14 horas, iniciamos a Dinâmica dos Elementos com a Psicoterapeuta Aline Corcetti, que propôs a simulação do funcionamento energético que ocorre no cérebro de cada um nós, quando estamos diante de um dilema em nossa vida.
Com o baralho de cartas embaralhado em mãos e virados para baixo, Aline pediu para que cada um dos participantes retirassem uma carta que representaria a cor da vibração energética que representariam durante toda a dinâmica, e representaria a Alma, que recebe todas as informações advindas das 12 cores energéticas, pondera e age, segundo elas. Como tínhamos um grande número de pessoas participando, acrescentamos ainda o Laranja (que representa o equilíbrio de todas as energias) e os arquétipos: guerreiro, visionário, curador e sábio, que também representam estados de espírito que incorporamos em determinadas ocasiões de nossa vida.
Aline posicionou os participantes, agrupando-os pelos elementos: Fogo, Terra, Água e Ar, que cuidam dos setores de ação, concretização, emoção e mental, respectivamente.
O dilema criado foi sugerido por Eveline Massa, que representava a cor Branca, que está relacionada com a fé, a origem, a história de tudo e ancestralidade. O dilema levantado por ela foi se deveria ou não se casar. E a partir daí cada um teve a oportunidade de se manifestar a respeito, utilizando a forma específica de visualizar a situação, de acordo com a cor que representava. E foi possível visualizar o que acontece conosco quando nos deparamos com as situações que a vida nos proporciona.
Foi uma experiência muito enriquecedora e super divertida, em que os participantes puderam entender, ouvir e expressar todas opiniões, e ainda, refletir e avaliar o resultado que vem tendo em suas vidas em cada decisão que tomam automaticamente, sem que a consciência esteja presente.
A conclusão desta dinâmica se fez pelos próprios participantes que entenderam como devem equilibrar e estruturar seus pensamentos, emoções, ações para concretizar o que realmente desejam.








 Em outra sala, iniciamos a Oficina de Pátina em Móveis e Mandalas, às 15hs com Priscila Carvalho. Que primeiramente, apresentou-se e explicou sobre a utilização da técnica de pintura, mostrou os materiais que iriam utilizar e começou a prática. Primeiro lixaram o móvel, que era uma mesinha de escritório, e depois passaram a primeira demão de tinta, que seria o fundo. Enquanto esperavam a secagem ocorrer, Priscila deu início à Oficina de Mandalas, explicando o significado de cada cor e solicitando concentração e calma na prática de colorir. Disponibilizou lápis de cores, glitter e canetinhas. Priscila explicou 
ainda sobre as atribuições desta
prática, que é capaz de acalmar, promover bem-estar, relaxamento, prevenção do estresse além de trazer outros benefícios. Ao colorir uma 
Mandala a pessoa é capaz de refletir toda a sua energia interior, harmonizá-las e integrá-las, e com isso sentir uma deliciosa sensação de paz.

A oficina de Mandalas foi sendo intercalada de acordo com as secagens da tinta em cada etapa da Oficina de Pátina e prolongou-se durante horas de forma harmônica e eficiente.

                       



Em outra sala, iniciamos a Oficina de Canto Coral também ministrada por Cassiano Maçaneiro. Ele explicou sobre as técnicas de vocalização, sugeriu exercícios, explicou sobre a postura, projeção de voz, e propôs alguns vocalizes com acompanhamento do piano. Foi uma amostra muito enriquecedora sobre a arte de cantar, onde os participantes puderam aprender exercícios para aquecimento vocal, respiração e desenvolvimento inicial do futuro cantor.!




















E no terraço, sob o comando de Wender Reis Ramos e Eveline Massa iniciamos a Oficina de Teatralização que trabalhou exercícios teatrais práticos, estimulou criatividade, e trabalhou com os participantes a percepção do ambiente e da própria oficina como um todo, mostrando a arte da representação cênica “viva” e arte do improviso.

Às 19 horas começamos a receber os primeiros convidados para o Sarau Noturno, que se iniciou com a apresentação de Marinho Fonseca, que tocou várias músicas de MPB.  Marinho foi magnífico e seu repertório foi especial, muito obrigada por agradar aos nossos ouvidos.
Muita gente bonita e animada nos prestigiou com suas presenças e a noite rolou solta, sob uma bela noite de luar e com uma trilha sonora muito agradável, fizemos do primeiro evento do Parquescola Urbano, um dia pra lá de especial.
Tivemos a apresentação de Lily Joplin que também apresentou algumas de suas composições musicais. Obrigada Lily por compartilhar conosco suas obras.
Em seguida, nos concederam a honra de suas presenças a dupla que vem agitando os bares da região: Anita e Alódio, que mais uma vez cativaram o público com seu maravilhoso repertório de Rockn´roll. O nosso muito obrigada e uma salva de palmas merecidas à esta dupla infalível.
Também estiveram presentes a Banda Bell Peppers, que arrasou tocando as músicas do do Red Hot Chilli Peppers, no mais alto e bom tom. Parabéns Meninos, você vão longe!
O próximo a se apresentar foi a Banda LP, com Maria Letícia no vocal e Marcos Paulo Andrade no violão. Obrigada Maria por cantar para nós com todo seu coração. Obrigada Marcos pela sua desenvoltura e atuação. Adoramos muito!!!  
Fechamos a noite com chave de ouro, com Max Boliveira, que cantou para nós grandes sucessos. Muito obrigada pela presença Max, ouvir você cantar para nós foi encantador.

Sorteamos durante nosso Sarau 1 mês de aula de pilates com Hugo Mesquita Duarte, 1 Mapa do Sistema Energético com Aline Corcetti, 1 Bolo de Brigadeiro feito por Juliana Morales, 1 escova de cabelo feita por Maísa Galo, e 1 mês de aula de teclado com Cassiano Maçaneiro, além de sortear caldo de feijão, choconhaque e chocolate quente.! Parabéns aos ganhadores. Façam bom proveito de seus prêmios!

Nosso eterno agradecimento aos realizadores deste evento: Max Tovar, Bárbara Tovar, Cassiano Maçaneiro, Juliana Morales, Alódio Tovar e aos colaboradores Sidharta,  Maísa, Elisa, Fernanda, Julia, Marinho e Mari Fonseca, Diego, RN Tintas e Ferramentas e aos nosso incríveis educadores: Aline Corcetti, Priscila Carvalho, Rosiele Pereira Neves, Magno Braz, Claudio Reis, Wender Reis e Eveline Ramos e a todos os que participaram das Oficinas e do Sarau Noturno... Muito Obrigada mesmo!

Valeu galera! Muito obrigada pela presença!.E pela noite agradável que passamos juntos.


ALGUMAS FOTOS ABAIXO ( PARA VER MAIS FOTOS ACESSE O PERFIL PARQUESCOLA URBANO E  SOLICITE AMIZADE)






 



































Como disse Marinho Fonseca, cujo o título da matéria foi baseado:
O Dia da Ação de Graça foi Sucesso Absoluto! Todas as oficinas tiveram um bom número de inscrições. Levando em conta que estamos nos últimos dias das férias e tivemos pouco tempo pra divulgar, foi o máximo! O Sarau teve direito a efeitos ""espaciais"". Símbolo do infinito no céu e estrela cadente. Como diria Max: um momento mágico! A imprensa compareceu pra filmar e teremos repercussão na mídia, inclusive fora de Varginha. Barbara e Cassiano foram guerreiros incansáveis! Equipe afinadíssima trabalhando com alegria na cozinha! A juventude e a família marcaram presença! Varginha vive um momento astral incrivelmente favorável para a arte e a cultura! São tantas pessoas legais, de cabeça boa se encontrando (ou reencontrando), to muito feliz em fazer parte de tudo isso! Terça começo com as aulas no Parque! Oba!!!!!!!!!!!!! Marinho Fonseca no Facebook. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário