Feira de Troca-Feira de Arte Solidária


Segunda Feira de Trocas-Parquescola Urbano Varginha
No último sábado, 21/09, aconteceu em Varginha a Segunda Feira de Trocas promovida pelo Ecoetrix Parquescola Urbano, na Praça da Fonte. A Comunidade vem respondendo muito bem aos nossos eventos, trazendo muitos objetos e serviços para trocas. Venha praticar também a economia solidária, economia sagrada, a economia do amor - onde o que importa é a sustentabilidade, a utilidade adquirida com a troca e a prática de um consumo consciente! Em Outubro teremos nossa terceira Feira de Trocas em Varginha. Fiquem Atentos à chamada! O que é a Feira de Trocas? A Feira de Troca é um evento realizado para trocar mercadorias e serviços e para o desenvolvimento de uma comunidade. Seu objetivo é tornar a troca de produtos e serviços dentro da comunidade mais acessível a todos, fazer um comércio com essa moeda que é a troca. A Feira cria ações de cooperação entre as pessoas que participam. Abre um espaço para que haja um desenvolvimento, onde cada um oferece o que tem e o que sabe , podendo gerar benefícios para todos. É um lugar de aprendizado, há um incentivo para um consumo mais consciente e fortalece as relações comunitárias, pois as pessoas se encontram, trocam objetos, conhecimentos, trabalhos . Para participar: Dirija-se ao local onde a feira está sendo organizada. Leve objetos que já não tem mais utilidade para você, mas que ainda possam ser úteis para outra pessoa. Ofereça esse produto e troque por outro que lhe sirva. Fazemos uma inscrição de seus produtos e coletamos seus dados, os produtos são trocados por fichas que funcionam como moeda local para que possa adquirir outros produtos disponibilizados na feira. Você pode também oferecer os seus serviços e deixar o seu contato em nosso mural. Venha participar dessa ação. Deixe de ser SoliTário! Seja SoliDário
Texto-Aída T. Six
Correção-Bárbara Továr
Fotos -Júlia Továr







Trocando os Paradigmas - 1ª Feira de Trocas Ecoetrix Parquescola em Varginha

26 de agosto de 2013 descortina de vez o horizonte da Economia Solidária em Varginha. O Ecoetrix Parquescola, depois de promover encontros, palestras e debates acerca do tema, realizou neste dia sua 1ª Feira de Trocas. A coordenadora do evento, Marilaine Rabelo, afirma que as expectativas eram as mínimas possíveis, posto que ao se tratar de uma experiência nova na cidade não havia como traçar um prognóstico a respeito da participação das pessoas. "Vimos nosso empenho recompensado a cada nova troca realizada, através da cara de satisfação de quem trocava", disse. "Somos  gratos a todos que participaram direta ou indiretamente, provando que um grupo de pessoas determinadas em alcançar um objetivo comum fica forte", concluiu.
A feira ocorreu dentro da agenda de ações em prol da sustentabilidade que o Ecoetrix busca desenvolver. A proposta de estimular e incentivar uma nova cultura de consumo, oportunizando as pessoas novos meios de se relacionar com seus utensílios foi bem aceita tanto por quem, sabendo que a feira ocorreria, foi até lá disposto a realizar suas trocas, quanto por quem ocasionalmente passou pela praça e se inteirou do que estava acontecendo. O adolescente João Azevedo (16 anos),  que trabalhou na organização da feira disse ter ficado surpreso com tudo, "teve gente que se prestou a ir em sua casa buscar algo para não perder a chance de participar, isso foi muito legal de ver", disse o mesmo, empolgado com os resultados.
A acessibilidade ficou garantida no evento, que aconteceu em uma das praças de maior visibilidade e fluxo de pessoas do centro da cidade, a praça do ET. As percepções geradas por esta experiência servirão como aprendizagens para a produção de eventos cada vez mais envolventes e engajados na causa de estabelecer em Varginha a política popular e pública da Economia Solidária. Neste sentido, lembra o inspirador, orientador e incentivador da Economia Solidária no Ecoetrix Parquescola, Marcos Arruda, que no marco do Consumo Consciente:
REDUZIR MINHAS NECESSIDADES E O CONSUMO DE BENS MATERIAIS. Ao mesmo tempo, aumentar sempre mais a produção e o consumo de BENS IMATERIAIS: comunicação, beleza, ética, arte, afeto, amorosidade... (2) Valorizar as trocas via escambo. (3) Incentivar a criação de moedas sociais, complementares e alternativas ao real, para intermediar as trocas sem multiplicar-se sozinhas (como faz o sistema monetário capitalista). (4) Assim, estimular o sentimento de empoderamento da comunidade que participa, visando chegar ao planejamento participativo do desenvolvimento integral da comunidade. (5) Total transparência dos fluxos econômicos, publicando os custos e as margens de excedente adotadas por cada pessoa ou entidade que vende bens ou serviços. (6) Adotar o cálculo do CUSTO TOTAL, que inclui os custos econômicos, sociais e ambientais da produção de qualquer bem. (7) Adotar um sistema de indicadores do desenvolvimento autogestionário da comunidade que inclua todos os campos da vida que fazem parte do bem viver de cada pessoa, família e da comunidade como um todo.
O trabalho segue, desde já, contando sempre com os parceiros e apoiados que estiveram presentes na 1ª Feira: Organização do Festival Nacional da Canção - FENAC, Colégio Marista de Varginha e especialmente os colaboradores voluntários do Ecoetrix Parquescola.

Uma cultura sustentável começa com a gente.

Texto-Wender Reis
Fotos-Júlia  Továr





O Evento foi na praça do ET o que facilitou muito a participação das pessoas.

Feira de Trocas um evento que estimula o consumo consciente.



As pessoas participando e  o empenho de amigos para que a feira fosse um sucesso.

Gratidão aos organizadores do FENAC-Festival Nacional da Canção que
apoiaram a inciativa do Parquescola Ecoetrix  como também o Colégio Marista de Varginha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário