segunda-feira, 13 de maio de 2013

Nos bastidores do Educuidador com José Pacheco




"Quem vive em desajuste entre intenção e gesto, transforma-se em sombra."
Há cerca de um ano, em resposta a um convite do Ecoetrix Parquescola chegava ao Sul de Minas o professor luso-brasileiro José Pacheco. Esbanjando humildade e simpatia, compartilhou nas cidades de São Thomé das Letras, Três Corações e Varginha as idéias e experiências que lhe garantem autoridade quando o assunto é transformar a educação. Pacheco é visto por muitos como um verdadeiro “Inconfidente” da educação mundial, sobretudo pelo seu sucesso na Escola da Ponte.
O objetivo era sensibilizar professores, diretores, secretarias de educação e sociedade civil como um todo, para a união de esforços no intuito de traçar estratégias por uma educação livre, sem vícios dogmáticos e clichês falaciosos. Pois bem, nos dia 13 e 14 de junho de 2013, respectivamente em São Thomé das Letras e Varginha, José Pacheco retorna ao Sul de Minas para reafirmar seu apoio ajudando na implementação do Projeto Educuidador do Ecoetrix Parquescola.
O Educuidador parte de uma concepção de educação que não exclui os educadores do centro do processo educacional, pois defende que uma educação para ser integral tem de ser integrante e isso pressupõe que professores e alunos sejam agentes capazes de se autocuidarem. Nesse sentido, o projeto procura oferecer as ferramentas para o equilíbrio emocional e a vitalidade desse educador que é responsável por cuidar e orientar seus alunos para o livre pensar.
Quebrar as fronteiras que delimitam e, portanto limitam os espaços e papéis de cada um na formação educacional é um aspecto fundamental no processo de orientação das ações do Educuidador. Por essas e outras questões convidamos a todos, parceiros, colaboradores e amigos do Ecoetrix Parquescola para participar e movimentar mais essa realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário