sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Projeto "Na Contramão pela Educação" no Trânsito-




Uma ação inusitada: educar fazendo os motoristas refletirem ao trafegar… pela contramão. É a proposta do varginhense Diego Gazola, que será apresentada na noite desta quinta-feira (12/9), no Ecoetrix (na esquina de baixo do Grupo Brasil). A principal medida do projeto “Na Contramão pela Educação” é inverter o fluxo da mão do trânsito no quarteirão da avenida Rio Branco, entre o Gallery e o Banco Bradesco, durante algumas horas do sábado 21 de setembro.
É maluquice? Pior que não. A ideia parece simples demais. E é -o que não tira seu mérito. O objetivo é fazer com que as pessoas reflitam, viajem no tempo e lembrem-se de quando a mão daquela via era no sentido contrário. Ou contem isso para seus filhos. E, enquanto se divertem praticando uma atividade ilegal (que será permitida naquele período), recebem informações educativas.
Outra notícia muito legal: a possibilidade da presença do Inspetor Meirelles, o “Guarda Gentileza”. Ele realiza, entre outras ações educativas, uma superinteressante: quando presencia motoristas fazendo rachas, para os veículos e entrega pirulitos para os condutores. “Correr é coisa de criança”. Os marmanjos ficam com vergonha…

De acordo com Diego Gazola, paralelo à possibilidade dos condutores transitarem na contramão, está prevista a presença de palhaços e mímicos interagindo com o público, do “guarda-gentileza” Inspetor Meirelles e exposição de veículos acidentados estacionados na Zona Azul da avenida com a presença de familiares para compartilharem experiências, além de outros automotivos elevados por meio de guindastes. Na Praça da Fonte haverá tecido estendido com 12 metros, simbolizando as mortes no trânsito em 2012, para que o público pinte “A Varginha de seus sonhos” por meio de tintas naturais.
“Na Contramão pela educAção no Trânsito” está alinhado com a Semana Nacional de Trânsito 2013(de 18 e 25 de setembro), uma mobilização articulada pelo Departamento Nacional de Trânsito(DENATRAN). A iniciativa contemplará condutores dos modais: automóveis, motocicletas e bicicletas.
Até 11 de setembro de 2013, o Projeto da Muda de Ideia conta com a parceria estratégia do Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal, e com o apoio da Câmara Municipal, do Tiro de Guerra, Associação dos Guardas Municipais, Parquescola Urbano Ecoetrix,

Texto retirado do site Blog do Madeira







Nenhum comentário:

Postar um comentário